6 de abril de 2017

Baby blues – tudo o que você precisa saber

Categorias:

A maioria das mães que conheço conta sobre uma tristeza que as invadiu com a chegada do bebê. Eu mesma senti essa espécie de melancolia nos primeiros dias com o Pititico.

Percebi o quão sofrido pode ser o tão baby blues. A gente fica numa situação complicada. Era para estarmos felizes com a chegada do filho, mas o que sentimos é tristeza. É contraditório e muito mais comum do que imaginamos.

O que é Baby Blues?

O baby blues também é conhecido como blues puerperal. É um turbilhão de sentimentos e muito choro. São aqueles dias de melancolia, tristeza e alterações de humor que muitas mulheres passam após o parto. É passageiro.

É diferente da depressão pós parto, que não é ocasionada pelo nascimento do bebê, mas que já possuia antecedentes.

Nem nós, as mães, conseguimos compreender direito o que acontece. Em um momento de grande realização, que deveria ser só de alegrias, sentir toda aquela tristeza não parece correto.

Sentimentos de culpa surgem.

Quando e por que o baby blues acontece?

Normalmente, os sintomas ocorrem de três a cinco dias após o parto. Eles aparecem devido as mudanças hormonais que provocam alterações químicas no cérebro resultando em depressão. Além disso, toda a mudança na rotina, o cansaço, as últimas emoções e o parto em si, podem contribuir para essa tristeza estranha.

Todas as mães passam por isso?

Quase todas as mães experimentam algum tipo de sentimento negativo após o nascimento do filho.

Sintomas do baby blues

  • Impaciência
  • Ansiedade
  • Cansaço
  • Dificuldade para dormir
  • Dificuldade de concentração
  • Preocupação excessiva com o bebê
  • Muito choro ou choro sem motivo aparente

Quanto tempo dura os “baby blues”?

Ele deve desaparecer dentro de aproximadamente 14 dias após o parto.

Como prevenir?

Não tem prevenção, afinal ele é provocado pela alteração nos hormônios que a mulher sofre após o parto. O que é bom fazer, é já se informar sobre o assunto, conversar com a família.

Tratamento

Se vocês estiver passando pelo baby blues conte a alguém em quem confie. Desabafe, ocultar não ajuda. E tenha em mente que, não é só você que passa por isso. Não fique se culpando por estar triste quando deveria estar feliz.

Não se esqueça de que você não está sozinha!

Se ver que a tristeza está durando muito tempo procure ajuda médica.

*Você já se sentiu assim? Gostaria de saber sua experiência!

Leia mais!