5 de Abril de 2018

Combinações de sucos e leites

Categorias:

Hoje quem fala com você é a Danielle Andrade, nutricionista, especialista em Nutrição Materno Infantil.

Olá, como você está?

Muitas mães sempre me falam e perguntam: ‘Dani, eu não tenho criatividade/ não sei como variar os lanches do meu filho. O que eu posso fazer?

Então hoje, para você sair da monotonia e para as crianças (e por que não você também?) experimentarem novas opções, darei dicas de combinações de sucos e leites, que poderão ser tomados desde o café da manhã, até a ceia!

Ah, antes de mais nada, 2 observações muito importantes:

– Deixe fluir a imaginação…faça testes, modifique, adapte…lembre-se que na cozinha não existe um único modo de preparo correto e o máximo que pode acontecer é você lembrar que em determinado modo não ficou tão bom assim e é melhor não tentar de novo, ok?

– Com relação à quantidade/volume, a capacidade gástrica (tamanho do estômago) da criança é diferente da nossa (para você ter ideia o tamanho do estômago deles é próximo ao tamanho da mão deles fechada), ou seja, não sirva uma quantidade que supostamente seria suficiente para nós: é preferível pedir para repetir a deixar a criança estufada.

Obviamente cada criança é uma criança, mas como base, não recomendamos o consumo de sucos para crianças menores de 1 ano (devido à baixa quantidade de fibras e a alta carga glicêmica – rapidez que o alimento se transforma em açúcar no organismo) e para crianças de 2 a 5 anos, sugerimos o consumo de até 100ml (1/2 copo tipo requeijão), preferencialmente após as refeições (e não durante!).

Com relação ao leite, quando a criança já teve a introdução alimentar (a partir dos 6 meses e não está apenas mamando), recomendamos até 3 copos de no máximo 200ml cada ao longo do dia e que haja um intervalo de mais ou menos 2h entre o leite e as principais refeições (para dar tempo de digestão e esvaziamento gástrico – estômago e assim a criança ter melhor aceitação da refeição seguinte).

Confira a seguir as sugestões de sucos e leites:

COMBINAÇÕES DE SUCOS COMBINAÇÕES DE LEITE
– Maracujá + banana (com a banana bem docinha, não há necessidade de adoçar o suco)

– Maçã + uva (use uva sem semente)

– Laranja + frutas vermelhas (morango e framboesa)

– Morango + laranja

– Laranja + acerola

– Melancia + abacaxi

– Abacaxi + uva

– Mamão + laranja

– Manga + maracujá + laranja

– Abacaxi +laranja + beterraba

– Leite + cacau + banana

– Leite + banana + aveia (ou outro farelo que preferir)

– Leite + morango + banana

– Leite + abacate

– Leite + morango + aveia

– Leite + frutas vermelhas (morango, framboesa e amora)

– Leite + mamão + maçã + banana

– Leite + maçã

– Leite + maracujá

– Leite + cenoura + laranja

Observações:

– Sempre que possível, sirva a bebida sem coar;

– Opte por frutas in natura ou polpas;

– Crianças têm o paladar menos seletivo para os doces, portanto, evite (ou reduza) adicionar açúcar nas preparações.

 

Bom, vou ficando por aqui, mas antes queria saber sua opinião…o que você achou dessas combinações? Experimentou? Qual foi a reação do pititico(a)? Não se esqueça de compartilhar conosco suas experiências!

Grande abraço!

Até breve! 😉

Leia mais!