25 de julho de 2016

Cores nos quartos das crianças!

Categorias:

Hoje é dia da coluna Decoração e Arquitetura!

Cores nos quartos das crianças

Por Fernanda Bahia

Oi, queridas leitoras!

Hoje vim falar de cores!

Muitas mamães e papais, quando planejam o quarto do filho que está por vir, ou mesmo na nova decoração proposta para a transição da fase bebê para criança, acabam não dando muito crédito para as cores das paredes, ou então ficam presos a tradição do rosa/lilás, para meninas, e azul/verde, para meninos. Mas acreditem, vale a pena ousar! Sair do senso comum e dos preconceitos!

Algumas vezes, deixamos a pintura do quarto dos bebês para a última hora! E, por medo de reações alérgicas, acabamos desistindo de mudar a cor do quartinho! Mas, já existem no mercado as tintas anti-alérgicas, que são anti-mofo e anti-bacterianas. Elas reduzem quase 100% das proliferações bacterianas e o cheiro se extingue após 3 horas de aplicação! Recomendo o uso destas tintas para quartos infantis quando a previsão de habitação da criança no ambiente é de menos de 15 dias, por precaução apenas! Procurem pelas melhores marcas e falem com o vendedor. Elas costumam vir em acabamento acetinado ou fosco, e possuem alta lavabilidade. O que quer dizer que pode ser limpa de modo a não remover suas propriedades, inclusive a proteção antibacteriana.

Costumo abusar dos tons pastéis para os quartos dos pequenos! Eles tranquilizam e dão muita harmonia, mesmo quando combinados em três ou mais cores. Mas, recomendo não subestimarmos o laranja, o amarelo e o azul marinho, por exemplo! Basta dosar corretamente! O laranja, preferencialmente em quarto de crianças a partir de 2 anos e sem exagero, pode ser usado pontualmente ou em tons mais claros. Ele dá alegria e originalidade. O amarelo é sempre bem-vindo! É uma cor que traz energia e produz um ambiente com esfera de felicidade e luxo até! O azul marinho traz tranquilidade e se equilibra muito bem com o branco! E o cinza? Já pensaram nele para complementar outra cor? Fica lindo!

Sugiro às mamães também abrirem a mente para adesivos, papéis de paredes, lambris, tecidos na parede e tinta laca para os móveis! Não precisamos usar as cores apenas em tintas de parede ou adornos! Vamos abusar da criatividade! E não se acanhe em pedir ajuda de um profissional. Cada cor tem um significado e pode ser especificamente recomendado para uma criança que já possui certas características em sua personalidade.

No momento, estou planejando o quarto de uma princesa de 2 aninhos, cujo primeiro encontro me encantou, pois ela me pediu a cor azul para o quarto! E mesmo usando esta mesma cor para o quarto do irmãozinho que vai chegar, a pedido do papai e da mamãe, não deixarei de atender a esse desejo tão especial da princesa, claro! O que vai variar?! O tom! As cores complementares e os temas! Ou seja, tudo! No quarto dela, estou usando o tom Vintage, com o rosa seguindo o mesmo estilo! E está ficando fofo! Querem ver o projeto? Acessem a minha página do Facebook (FeBahiaARQ) ou Instagram (@bahia_fernanda)! Espero vocês lá! Beijos!!!

mundopititico.coresquartofernandabahia1

(Detalhe de quarto infantil de menina. Faixa em pintura azul piscina, antibacteriana, na parede._ Por Fernanda Bahia)

azul e amarelo

(Detalhes de um quartinho montessoriano. Abusando de cores vivas na tinta laca da madeira._ Por Fernanda Bahia)

Mais quartinhos coloridos para inspirar vocês!

dad

 

mundopititico.colunistadecoraçao

  • Oi Andréia e Fernanda!

    Gostei Muito das sugestões de misturar tons neutros com cores mais alegres.

    Há algum tempo namoro uma decoração que mistura cinza e amarelo!

    Beijo!

Leia mais!