11 de Abril de 2018

Dicas para viajar de ônibus com as crianças

Categorias:

No mês de março Pititico teve sua primeira na praia! Como foi especial! Ele curtiu muito, pegou ondas, ficou coberto de areia…

Nós fomos para Cabo Frio-RJ e fizemos essa viagem de ônibus. Saímos às 22h e chegamos em nosso destino às 9h da manhã do outro dia. Bem longe né?

Então, vão aí algumas dicas que penso serem bacanas caso você faça uma viagem longa de ônibus assim também:

1 – Prefira viajar a noite

A tendência é que a criança durma e isso facilita muito a viagem. Quando eles acordarem já estarão chegando!

2 – Roupas confortáveis

Escolha uma roupa que não ofereça qualquer incômodo para a criança. Optei por deixar Álvaro viajar de pijama.

3 – Lanche

É importante pensar nas necessidades que a criança terá se vamos passar muitas horas na estrada. Precisamos levar algumas coisinhas que irão variar de acordo com a idade e a rotina da criança. Se a criança ainda mamar no peito você não vai precisar levar nada pra alimentá-la (saudade dessa época kkk). Se já for maiorzinha, leve água, leite e algumas coisinhas pra comer, de preferência, algo que a criança já esteja acostumada. Eu levei uns salgadinhos e o leite que ele toma antes de dormir.

4 – Malinha de mão

As malas estarão lá no bagageiro, mas você precisa ter uma de mão. Nela vale levar uma (ou até mais de uma) troca de roupa, caso a criança se suje enquanto come, ou tenha um escape de xixi ou cocô. Leve a naninha que a criança não dorme sem. Leve um cobertor também pois o ar condicionado pode esfriar bem. No ônibus que viajamos tinha uma manta para cada passageiro, mas eu levei as nossas.

5 – Entretenimento

Tenha algumas opções para que a criança se distraia até pegar no sono ou se perdê-lo rs. Leve um brinquedo ou baixe alguns aplicativos com desenhos para colorir ou desenhos para assistir no celular ou tablet. Naã esqueça dos fones de ouvido, ninguém é obrigado a ouvir o mesmo que a gente rs.

6 – Kit de emergência

Leve um remédio para enjoo, antitérmico e um termômetro porque crianças são cheias de surpresas.

Obs.:

Fique atento aos documentos necessários para viajar com criança

Bebês: os responsáveis devem levar a Certidão de Nascimento do bebê junto aos documentos pessoais dos pais.

Crianças e Adolescentes: documento com foto. Se a criança estiver viajando com parentes ou amigos é obrigatório que os responsáveis tenham autorização dos pais para realizar a viagem. O documento pode ser solicitado em postos de atendimento do juizado, muitas vezes presentes nos próprios terminais rodoviários.

Crianças menores de 12 anos não podem viajar sozinhas.

Leia mais!