27 de julho de 2016

FESTAS DE ANIVERSÁRIO

Categorias:

Hoje é dia de psicologia no blog! E o assunto são as festinhas de aniversário. Como sempre, um ótimo texto!

mundopititico.festasdeaniversario

 

Por Ana Paula Alves Rodrigues

Festas de Aniversário

Como já disse em outras ocasiões, não sou omissa e compartilho aqui o MEU ponto de vista. Isso não significa que seja o único, muito menos que eu queira 100% de concordância ou adesão. 

Portanto, adorarei saber o que pensam sobre o assunto! Não deixem de comentar!

Vamos lá! Frequento muitas festas infantis (pelo público com o qual eu trabalho) além de conviver com muitas famílias que têm filhos pequenos.

Chama minha atenção, mais que isso, PREOCUPO-ME cada vez mais com o fato de as crianças participarem pouquíssimo (ou nada) do processo de preparação da própria festa de aniversário… O máximo que vejo é a escolha do tema da festa ser de acordo com o gosto da criança. ESTOU ENGANADA???

As famílias se organizam para receber divinamente bem seus convidados (adultos), capricham na decoração para atingir “azinimigas” e brotar aquela sementinha da disputa…

Escolhem as melhores roupas para toda a família, passam dias, semanas e até meses no preparo, consumidas e super atarefadas para que tudo seja maravilhoso!!! Entendo a dedicação!

Massssss… Uma perguntinha:

ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS NESTE PROCESSO?

Muitas vezes elas nem sabem contar quantos anos vão completar… Associam o dia do aniversário a um evento que não é a cara delas e vão na onda da expectativa dos adultos, sem ao menos entender o que está por vir.

No dia, ficam exaustas por tantas fotos, correria, ajustes finais que consome toda a família e… NÃO CURTEM A FESTA.

Por tudo isso, sugiro:

– Leve o aniversariante para escolher (ou mostre no computador, em caso de compras online) alguns detalhes da decoração;

– Convide principalmente crianças, pois seu filho quer pares para brincar e isso basta;

– Prepare uma lista de providencias na frente dele, para deixá-lo a par das possibilidades e vai “ticando” (excluindo e/ou acrescentando) itens na medida da necessidade;

– Escolha lugares amplos, de preferência com possibilidades de contato com terra, flores e plantas!

– Garanta muuuuuitaaaaa brincadeira e zero de formalidades do mundo adulto;

– Deixem algumas fantasias disponíveis para as crianças vestirem, brincarem e FAZEREM DE CONTA!

– Oficina de modelagem, contação de histórias e um cantinho para pintura;

– Lembrancinha??? Algo útil para a criança e não um saco de guloseimas.

Parece chato né?!

Mas eu GARANTO QUE PARA AS CRIANÇAS É MASTER!!!

Torço para que seu maior investimento seja na preservação de um evento INFANTIL e não uma festança de encher os olhos dos adultos… 

mundopititico.colunista psicologia
  • Oi Andrea, oi ana paula, não parece nada chato. Concordo de cabo a rabo. pra falar a verdade acho tudo muito consumismo, muito doce exagerado, muito luxo certas vezes e desperdício. Eu sou muito adepta a festas PIQUENIQUES, onde as crianças de fato brincam e possam ser elas mesmas. É legal as festas de salão, mas não sei se é pq virei adulta rs ou uma mae mais exigente, acho tudo muito cansativo e exibição.
    tem seus valores claro, ficam lindas, mas vejo tudo muito artificial como você falou com outras palavras.

    amo celebrar a vida da Maria, nunca deixamos de comprar um bolo pra ela. desde um aninho fazemos um bolo com balão e fotografia que desde criança eu gosto, mas ainda não tive coragem de festona. A criança é iludida e envolvida com as coisas que a sociedade oferece, por isso as vezes a vontade de ter o que as outas tem, sem saber o quanto é gostoso algo mais natural.

    maria completa 10 anos em dezembro e ainda não fizemos festa em salão. somente na escola e um bolo em casa, mas hoje ela pede, mas pretendo ainda dar uma esticada. até quando segurar não sei, mas sei que na minha cabeça não tenho vontade de fazer algo tão grande, com tantas gastanças ou que não seja saudável. pode ser meu sonho, não o dela, mas vamos tentar um dia…

    as lembrancinhas gosto mesmo das educativas. em uma festinha que fizemos na escola, fiz kits de desenho com caderninho, lapis, regua, etc. eles amaram a novidade…

    muitas vezes os pais embutem luxo e gastança na cabecinha das crianças e não oportunidade de mostrá-las outras diversões..

    de qualquer forma, celebrar a vida é importante e gostoso, tenhamos então bom senso…

    desculpe o falatório…rs adorei o texto meninas..

    beijos doces…

    Tê e Maria ♥

  • desculpem a formatação.. na hora de escrever a letra sai maiuscula e não sabia como ia sair rs..beijos

Leia mais!