31 de março de 2017

Livre demanda durante a introdução alimentar

Categorias:

Muitas mães me fizeram a pergunta: Dani, durante a introdução alimentar, o leite materno continua em livre demanda?

Hoje, compartilho com vocês a resposta, que faz parte do material que estou desenvolvendo.

A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que o aleitamento materno deve ser exclusivo até o 6º mês de vida do bebê e somente a partir daí que água, frutas, legumes, verduras, etc devem ser introduzidos de forma gradativa e o aleitamento mantido até pelo menos os 2 anos, afinal, o leite materno nesse período será sempre o principal alimento do bebê, ficando os demais alimentos apenas como complemento. Essa mesma orientação se aplica aos bebês que estão com fórmulas artificiais.

Cabe dizer que orientações desatualizadas dos pediatras, retorno precoce ao trabalho e suposto interesse do bebê pelos alimentos NÃO são itens que devem ser considerados para a introdução de novos alimentos.

A seguir, listarei alguns pontos que volta e meia causam duvidas, confusões ou até mesmo são passados de forma errada:

1 – O leite materno NÃO atrapalha em absolutamente nada na introdução alimentar e NÃO deixa o bebê ‘viciado’ no peito, fazendo com que ele ‘troque’ a comida pelo leite;

2 – O leite materno NÃO é complemento da refeição, mas sim a comida é complemento do leite;

3 – O leite materno NÃO prejudica a absorção de nutrientes, diferente da fórmula artificial;

4 – A livre demanda significa realmente LIVRE DEMANDA, ou seja, não existe hora, momento, situação, duração…e isso também é válido durante a introdução alimentar: se o bebê quiser leite materno (leite materno é diferente de fórmulas, ok?) antes, durante e/ou depois da refeição, ofereça antes, durante e/ou depois da refeição, sem medo, sem neuras e sem preocupação…

Lembre-se sempre: se existe um ÚNICO melhor alimento no mundo, esse alimento é o leite materno. E vou além! O SEU leite sempre será adequado e ideal ao SEU filho!

E aí na sua casa, como anda a amamentação? Já passou dos 6 meses? Manteve até quanto tempo? O leite materno te tranquilizou durante a introdução alimentar?

Compartilhe com a gente suas experiências e relatos! 😉

Leia mais!