26 de outubro de 2016

Mentiras que as crianças contam…

Categorias:

mundo-pititico-mentiras-que-as-crianças-contam

Por Ana Paula Alves Rodrigues

É muito comum quando as crianças, na tentativa de compreender o mundo e seus limites, experimentarem burlar algumas regras, fantasiar, criar histórias e até mentir… Mas há um limite para tudo isso e agir na hora certa para não permitir que alguns comportamentos se fortaleçam no repertório infantil é de grande importância.

  • Procure identificar se o que a criança diz faz parte de um contexto fantasioso ou se ela está buscando “saídas” para não realizar alguma tarefa.
  • Observe se, quando está “fazendo de conta” ela tem dificuldade de sair da brincadeira e reassumir a própria identidade. (Ex: vira princesa e não quer voltar a ser uma criança real, ou vira Ben10 e não quer nem ser chamado pelo próprio nome).
  • AGORA O MAIS IMPORTANTE DE TUDOOOO!!! Reflita sobre sua postura enquanto PAI, MÃE ou outro adulto que interfira na formação da criança.

Você conta pequenas mentiras ao telefone? Diz que está num lugar e está em outro? Inventa um “mal estar” para não ir trabalhar? Vive dando desculpas esfarrapadas? Conta que ganhou de presente quando, na verdade, foi à loja comprar pessoalmente acompanhada de sua criança? Inventa respostas para a criança achando que vai tapeá-la? 

Se sua resposta for sim ou às vezes… temos um grande problema. 

Os pequenos assistem tuuuudoooo e prestam atenção nos mínimos detalhes. Certamente vão aprender e reproduzir (em versões pioradas) seus gestos.

Que tal levar a vida baseada na verdade e dar este SUPER EXEMPLO para seu(a) filho(a)?! Aposto que será um exercício excelente para toda a família.

mundo-pititico-colunista-psicologia

Leia mais!