2 de maio de 2016

O que levar na mala da maternidade (para o bebê)

Categorias:

A mala da maternidade do Pititico ficou prontinha quando eu completei 36 semanas. Eu usei dicas que encontrei na internet para montar a bolsa.

Organizar as roupinhas, lembrancinhas e acessórios do bebê é uma tarefa muito gostosa mas, arrumar a bolsa com o que levar para a maternidade pode não ser muito fácil.

Hoje eu falo sobre o que acho importante e que, na minha opinião não pode faltar na mala do bebê.

mundopititico.maladamaternidadedobebe

Normalmente fica-se de 1 a 2 dias na maternidade em caso de parto de normal e, de 2 a 3 dias em caso de cesárea, a quantidade de peças(roupas) deve ser baseada nisso.

Na malinha do bebê:

– 6 bodies de manga longa

– 6 culotes/mijão (calça com pé para vestir debaixo do macacão)

– 6 macacões RN ou P (conforme a estação do ano)

– 03 pares de meias

– 1 manta (de malha ou algodão)

– 2 xales (de linha ou lã)

– 2 gorrinhos

– 4 paninhos de boca

– 4 fraldas de pano/cueiros

– 2 pacotes de fraldas (tamanho P ou RN)

– roupa para a alta hospitalar (saída da maternidade)

– 1 escova de cabelo

– 1 saquinho de tecido ou plástico para a roupa suja

Observações:

É aconselhável retirar as etiquetas das roupas para que o bebê fique confortável. E lave as roupas com sabão neutro ou sabão de coco. Não use amaciantes e perfumes nas roupas, pois o bebê pode desenvolver um processo alérgico.

A maioria das maternidades fornecem os itens básicos de higiene, como: fraldas descartáveis, algodão, álcool…mas não custa nada confirmar antes, não é?

E, você não deve encontrar um lugar que diga para levar cueiros/fraldas de pano, mas é uma dica. Você pode usar com um visitante que queira pegar o bebê colocando sobre o colo dele ou no ombro, assim, o recém-nascido ficará protegido de qualquer sujeirinha que esteja na roupa da visita.

Organizando a mala:

Pegue saquinhos de plástico ou tecido e crie kits assim: 1 bodie, 1 culote, 1 macacão e um par de meias. Numere cada saquinho como kit 1, kit 2…dessa forma o papai ou as enfermeiras saberão qual roupa colocar no bebê nos dias em que vocês ficarem na maternidade.

As mantas, gorrinhos, cueiros, fraldinhas de boca…ficam do lado de fora dos kits para usar como e quando quiser/precisar.

*Farei um post sobre o que levar para a mamãe e outro sobre o que levar para o papai!

Leia mais!