1 de março de 2017

Organizando as gavetas

Categorias:

Hoje quem fala é a Lívia Soares, Personal Organizer que escreve nossa coluna de Organização toda primeira quarta feira do mês.

Olá!

No post de hoje vou falar sobre como organizar e o que guardar nas gavetas dos guarda-roupas.

O primeiro ponto a observar é o tamanho e profundidade das gavetas para analisar qual o tipo de roupa devemos guardar neste espaço para aproveita-lo ao máximo.

As gavetas devem ter 60 centímetros de profundidade e a largura e altura vai depender da função, ou seja, do que será guardado.

As gavetas para meias, roupa íntima, gravatas e acessórios precisam ser altas e com muitas divisórias.

O que devemos organizar nas gavetas?

Nas gavetas devem ser guardados roupa íntima, roupa de praia, roupa de ginástica, lenços, meias, shorts, gravatas, cintos e acessórios.

Visualize tudo que você possui, defina as categorias e verifique a forma que será organizado. Uma gaveta para cada categoria ou uma gaveta para duas categorias. Exemplo: gaveta de calcinha, gaveta de sutiã, gaveta de calça de ginastica ou sutiã/calcinha; cueca/meia; gravata/cinto; acessórios e etc.

As roupas íntimas podem ser separadas por tipo (dia a dia e ocasiões especiais), devem ser dobradas como envelope e guardadas em fila ou em colmeias organizadoras,sutiã de bojo devem ser guardados abertos (nunca dobre o bojo) os demais podem ser dobrados e guardados em colmeias organizadoras e as camisolas devem ser dobradas e colocadas também em colmeias organizadoras já que o tecido na sustenta a dobra.

As roupas de praia devem ser separadas por tipo e cor. Os conjuntos de biquíni devem ser guardados juntos e as peças avulsas separadas. As saídas de praia e cangas devem ser dobradas e guardados na mesma gaveta, junto também dos demais acessórios de praia (chapéu, boné, necessaire e etc).

As roupas de ginástica o ideal é deixar uma gaveta apenas para as roupas de ginastica.Separe por tipo (tops, shorts, bermudas, casacos, leggings, etc) e por cor.

As camisetas devem ser dobradas (dobra padronizada com o uso de gabarito que pode ser uma pasta, revista ou adquiridos em loja de organização) e separadas por cor,manga curta e manga longa.Não faça rolinhos com as camisetas, faça isso apenas com malha fria, lycra e suplex.

Algumas observações:

– deixe sempre um detalhe da peça para cima facilitando o acesso e a visualização.

– Utilize sempre a mesma escala de cores para organizar a ordem das suas roupas na gaveta. Você ganhará tempo quando procurar o que precisa.

– deixe as peças de uso mais frequente nos espaços mais acessíveis.

– para facilitar mais o seu dia a dia, você pode identificar as gavetas com etiquetas prontas ou feita no computador.

– tire foto das suas gavetas depois de organizá-las exatamente como gostaria. Elas serão úteis na hora de explicar para sua funcionária como quer que ela faça o serviço.

Espero que gostem das dicas.

Abraço.

Leia mais!