6 de outubro de 2016

Organizando os brinquedos

Categorias:

mundopititico-coluna-organizacao-organizando-os-brinquedos

Por Lívia Soares

Olá!

No mês das crianças, selecionei algumas dicas importantes para você organizar os brinquedos.
O processo de organização dos brinquedos deve envolver a participação da criança. É fundamental que ela participe e compreenda os meios de organizar os seus brinquedos de forma que possa usar com facilidade.

Ter paciência e estratégias práticas ajudará você a tornar a organização mais agradável para os pequenos.
Vamos lá?

1- Delimitação de espaços:
Divida o quarto das crianças em áreas para atividades variadas.

mundo-pititico-organizando-os-brinquedos3

Imagem do google

Os pais podem, junto com as crianças, organizar os espaços temáticos no próprio quarto. Como: casinha (utensílios domésticos em miniatura), carrinho, construção (blocos de encaixe), leitura (livros de historinhas), bonecas, eletrônico, cantinho para desenhar e criar brinquedo com sucata, etc.

2- Descarte de brinquedos velhos:
Com a ajuda da criança, retire os brinquedos mais velhos ou que já passaram da fase de uso. Converse bem com seu filho e estimule o ato de doar.
Aproveite época festivas como aniversário,dia das crianças e Natal, quando as crianças estão envolvidas com a chegada de novos brinquedos, para realizar a seleção dos que podem ser doados.

3- Miudezas, figurinhas e revistas:
Faça a seleção, classificação e identificação dos objetos antes de colocar nas caixas.
Use caixas de plástico transparentes coloridas para guardar brinquedos pequenos. Estas caixas facilitam a visualização dos objetos sem precisar de abri-las. Ensine seus filhos a pegar um brinquedo de cada vez.

mundo-pititico-organizando-os-brinquedos4

Imagem do google

4- Brinquedos e livros:
Antes de organizar os brinquedos e livros, leve em conta que eles devem permanecer visíveis e acessíveis. Prefira as prateleiras as caixas para guardar os brinquedos, assim seus filhos podem encontrar o que querem, sem precisar tirar tudo do lugar.

mundo-pititico-organizando-os-brinquedos1

Imagem do google

5- Jogos e quebra-cabeças:
Enfileire ou empilhe os jogos e quebra-cabeças, nas prateleiras ou em contêineres que podem ser unidos e alinhados ao longo da parede.
Se as caixas estiverem em boas condições pode manter, se não for o caso, utilize potes ou caixas para guardar as peças e coloque um rotulo com o nome do jogo.

mundo-pititico-organizando-os-brinquedos5

Imagem do google

6- Pelúcias e bonecos:
Utilizar cestos é uma boa opção, além de decorar o quarto facilita o uso e o retorno do objeto pela criança.
Assegure-se sempre de que os brinquedos tenham um lugar definido para serem organizados e que a criança saiba onde é este lugar.

Abraço e até o próximo mês!

mundopititico.colunistaoraganizacao

Leia mais!