7 de novembro de 2016

Os perigos do kit berço e dica de berço com tela

Categorias:

Tanto a Sociedade Americana quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria são contra o uso de kits berço pelo risco que ele representa às crianças. A contra indicação surgiu depois que pediatras analisaram milhares de casos de acidentes e mortes de bebês nos Estados Unidos. Em sete anos, 32 bebês morreram sufocados ou estrangulados pelos laços que amarram os protetores.

mundo-pititico-perigos-kit-berço-berço-com-tela

Dados da ONG Criança Segura comprovam que o sufocamento está entre as principais causas de morte em recém-nascidos. A coordenadora da entidade ressalta que qualquer objeto macio oferece esse perigo, incluindo brinquedos, bichos de pelúcia e almofadas.

A mesma recomendação vale para os pequenos enfeites dos móbiles. Além de bem fixos aos fios, eles precisam estar a uma altura que não permita que a criança se machuque ou se pendure.

Os principais motivos para não usar o kit berço:

  • O principal é o risco de sufocamento, pois o bebê pode se mover dentro do berço chegando muito perto do acessório e sufocar-se caso ele cubra total ou parcialmente o seu rosto.
  • Outro motivo bastante é que o bebê use o protetor fofinho para escalar e pular o berço, aumentando o risco de queda que podem ser bem sérias ou até fatais.
  • Além disso, os kits berço podem causar alergias ou problemas respiratórios, pois, assim como tapetes, cortinas e pelúcias tendem a juntar pó e ácaros.

Se você pensa no protetor de berço como uma maneira de evitar que o bebê se machuque ao bater nas grades, saiba que já existem opções que ajudam nisso. São os berços com tela.

cats

mundo-pititico-perigoskitsberço-opções-seguras

O berço ideal indicado pela Academia Americana de Pediatria é aquele sem nada. Sem protetores de berço, almofadas, travesseiros e bichos de pelúcia. O colchão deve ocupar todo o espaço dentro do berço sem vãos nas laterais e ele tem que ficar reto.

Embora os protetores de berço sejam lindinhos e fofinhos, vale muito mais pensar na segurança.

Leia mais!