8 de junho de 2017

Pedagogia Woldorf – saiba que método é esse

Categorias:

Eu não conhecia nada sobre a pedagogia Waldorf. Mas outro dia conversando com uma amiga ela falou desse método e achei estranho. Daí resolvi dá uma pesquisada.

O que pude perceber de imediato é que a forma de ensino  deles pretende formar seres humanos. É educação para a liberdade.

Compartilho minha pesquisa com vocês.

A Pedagogia Waldorf é um método baseado na filosofia educacional do austríaco Rudolf Steiner. O método foi criado na Alemanha e se baseia no fato de cada ser humano se desenvolver de um jeito. Dessa forma, o que o ensino leva em conta, são as individualidades de cada um. O que eles buscam é o desenvolvimento da personalidade de cada indivíduo de forma integrada e equilibrada. Para isso estimulam na criança e no jovem, o equilíbrio emocional, a clareza de raciocínio e a iniciativa de ação.

Esse método incentiva e encoraja a criatividade, alimentam a imaginação, levam o aluno a pensar livremente e de forma autônoma. Uma característica marante dessa pedagogia é o fato de almejar que as aulas sejam um preparo para a vida do aluno.

Tricô, instrumentos de cordas como violino e aulas de alemão estão presentes nas escolas Waldorf. Os professores não usam caderno com pauta nem livro didático e as crianças são alfabetizadas somente com sete anos. De início as crianças usam caneta tinteiro no lugar do lápis. Mas claro que são ministradas aulas de português, matemática, geografia e história.  O conteúdo indicado pelo MEC – Ministério da Educação é dado e seguido. O que muda é a forma como são ministradas.

O lanche também é diferenciado. Nada de biscoitos recheados, doces ou suco de caixinha.

As brincadeiras são as tradicionais e acontecem no pátio.

A estrutura das escolas favorece brincadeiras livres, tudo para estimular a autonomia e levar ao auto conhecimento.

A intenção da pedagogia Waldorf é proporcionar às crianças e jovens tudo o que eles precisam para se desenvolverem de forma saudável. É ajudá-los a lidar com as mudanças que acontecem de forma veloz ao nosso redor de uma maneira criativa, responsável e capacitados a questionar.

A criança vai sendo educada com o cuidado de ver seu desenvolvimento espiritual, corporal. A criança é respeitada no seu potencial. Primeiro se aprende a pular corda e depois computação.

Entende-se que por essa pedagogia, a criança vai adquirindo autoconhecimento e que ela será um adulto mais equilibrado. Porque através do brincar ela aprendeu a lidar com seus limites e suas vontades.

Quanto ao desempenho dos alunos, fica um pouco difícil fazer a avalização porque através de notas contraria a pedagogia. Algumas escolas dão notas somente nos últimos anos para que os alunos se acostumem com essa forma de avalização, já que, é o que eles encontrarão pela frente.

Leia mais!