28 de abril de 2017

Por favor, não incentive o desmame

Categorias:

Nos últimos dias nunca vi tantas mães falando que foram ao pediatra (ou em outro profissional de saúde) e ele orientou/incentivou o desmame precoce do bebê, alegando que o aleitamento estaria prejudicando a introdução alimentar, que era por conta do peito que o bebê não dormia a noite toda ou que o leite materno estava impedindo o ganho de peso do bebê ou até mesmo que depois dos 6 meses o leite vira água! [apenas em choque com todas essas frases!]

Foto do Google

De forma resumida, temos:

1. Se chama ‘introdução alimentar’ porque a criança está em introdução, conhecendo, explorando, aprendendo…se até ontem ela só mamava no peito, em livre demanda, por que hoje ela tem que ‘bater um pratão de comida’? Não faz o menor sentido, não é mesmo?

2. O bebê acorda a noite por inúmeros motivos: medo, saudades, pesadelo, fralda suja, dor…e fome…ele vai dormir sim a noite toda, no seu tempo, quando for adequado a ele.

3. Se existe um ÚNICO MELHOR ALIMENTO do mundo, este é o leite materno, adequado nutricionalmente a todas as necessidades do bebê…você acha mesmo que se fosse ruim a indústria não tentaria há anos achar a fórmula ideal do leite artificial para ficar mais parecida com o seu leite?

4. O leite vira água depois dos 6 meses? Que bom, até porque o bebê só precisa tomar água depois dos 6 meses mesmo…nada melhor que dá ‘fonte’, não é mesmo?

É tanto absurdo, que só dá vontade de falar para esses profissionais se atualizarem e pararem de falar besteira para as mães!

Por favor, ao invés de incentivar o desmame, ouça com atenção as queixas das mães e entenda quais são os outros fatores que podem interferir na dinâmica familiar…um pouco de empatia não faz mal a ninguém!

Obs: sim, eu sei que existem poucos casos em que utilizar a fórmula é necessário, mas estou falando aqui da falta de apoio para a mãe que amamenta!

Leia mais!