27 de fevereiro de 2017

Quarto do bebê/criança: usar ou não usar um tema?

Categorias:

Dia de Decoração e Arquitetura aqui no blog 🙂

Por Fernanda Bahia

Oi, queridas mamães!

Saudades que eu estava de escrever para vocês! Reservei com carinho um assunto que deixa muitas mamães indecisas na hora de planejar o quartinho do bebê ou da criança: usar ou não um TEMA!? Hum… que decisão difícil! Mas vamos lá! Vou ajudá-las a pensar o que é mais importante para cada família e o que vai deixar o cantinho dos pititicos mais agradável e lindo!

Primeiro mito que quero combater é de que usar tema torna o quarto mais cansativo, o que implicaria em ter que trocar rápido a decoração! Isto não é verdade… Tornar o quarto cansativo depende mais de como foi projetado ou decorado o quarto em relação ao equilíbrio de cores, combinações de materiais e peças, do que o tema propriamente. E mesmo temas que soam fortes, aparentando grandes chances de exagero, ou que remetem a cores e imagens marcantes, podem resultar em ambientes harmoniosos e leves! Basta usar elementos que remetem ao tema em itens estratégicos e em detalhes sutis e charmosos!

Segundo mito: quartos com tema são “sem personalidade”! Este erro é enorme… Isto só é verdade se for um tema mal escolhido, proposto aleatoriamente, sem ligação afetiva. O que não é o caso, na maioria das vezes. Na maioria das vezes, quando os pais ou a criança pedem um tema, isto quer dizer que existe uma afeição, identificação ou mesmo uma paixão pelo tema! E é por isto que eu considero este mito exatamente o oposto do real, ou seja, um quarto com tema normalmente vem carregado de personalidade e tem potencial de encantamento! Isto quer dizer que faz crescer nas pessoas o gosto e afinidade pelo ambiente! Funciona como um elo a mais que o usuário cria com aquele espaço!

Vamos aos exemplos! Recentemente fiz dois quartos para bebês. Um deles tema Futebol, para um menino. E o outro tema cachorrinhos, para menina. A mamãe do menino temia um quarto carregado e temia se cansar, mas não queria abrir mão deste tema pela paixão do pai pelo time de futebol! A mamãe da menina queria este tema pois tem duas lindas cachorrinhas que são amadas e tratadas como filhas pelo casal! Entendo que ambas tinham amor aos temas! As escolhas foram como homenagens! Isto já traz um sentimento extra de amor para dentro dos quartinhos!

Outra dica: as vezes o tema surge de um presente de uma tia querida ou avó dado para usar no quarto, uma pelúcia, um quadro lindo! Enfim, o que mais importa é o amor!

Tema Futebol

Tema Cachorrinhos

Leia mais!