6 de abril de 2016

Quarto montessoriano – saiba como montar!

Categorias:

Já ouviram falar em quarto montessoriano? A decoração é fundamentada nas ideias da médica e educadora italiana Maria Montessori que defendia a busca direta e pessoal do aprendizado. De acordo com as suas concepções, o quarto deve ser para as crianças, atender as necessidades delas e ser um ambiente que permita seu pleno desenvolvimento.

O quarto montessoriano permite que criança tenha mais liberdade e independência. A primeira coisa para a montagem de um quarto infantil é adotar o ponto de vista da criança. Tudo o que ela puder acessar deve ficar ao alcance de suas mãos e comprimento de suas pernas. Os brinquedos dela são dela, e podem ser deixados em prateleiras baixas o suficiente para que os alcance. O mesmo se pode dizer de suas roupas. Se queremos que a criança se vista sozinha um dia, e saiba escolher o que vestir, devemos deixar pelo menos algumas de suas peças disponíveis para o acesso.

Dicas para montar o quarto:

*Cama: sai o berço que limita a criança. Você pode optar por uma cama baixinha ou o colchão diretamente no chão, isso possibilita que a criança se deite ou saia quando quiser. Trabalha autonomia. Se o chão for de cerâmica (frio) basta colocar um tapete ou tatame criando essa proteção.

mundopititico.quartomontessorianomobilia

*Espelho: ele é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo. Além disso, pode ajudar a criança a se reconhecer como indivíduo, auxiliando no desenvolvimento da autonomia e da força de vontade. O espelho deve ser bem preso e pode ser de acrílico. Quando a criança for crescendo pode ser colocado na vertical.

mundopititico.quartomontessorianoespelhos

* Estantes baixas com os brinquedos são ótimas. Mas você não precisa nem deve colocar todos os brinquedos e todas as roupas à disposição do seu filho de uma só vez. Até até seis opções são uma boa ideia, porque aumenta a sensação de bem estar da criança. Mais que isso começa a ser demais e muito mais que isso fica realmente confuso. Você pode praticar um rodízio de objetos deixando sempre presentes aqueles que a criança gosta mais e ir trocando aqueles que ela escolha com menos frequência.

mundopititico.quartomontessorianoestantes

* Barras: elas servem para ajudar a criança a andar, sem depender da ajuda direta dos pais. Pode-se pendurar objetos nesta barra, com espaços de intervalo, para que a criança tenha objetivos a atingir quando tentar caminhar. A barra poder ser daquelas de cortina, bem presas a mais ou menos 50cm do chão (variando conforme a altura do seu filho).

mundopititico.quartomontessorianobarras

A mobília deve ser mínima. Assim, a criança tem mais espaço para brincar, aprender, se mover e ser livre.

Não se esqueça da segurança! Essa deve estar em primeiro lugar pela questão da liberdade que a criança terá. A dica é tapar as tomadas e proteger quinas de mesas.

As fotos estão no Pinterest do blog:)

Leia mais!