18 de novembro de 2016

Queda de cabelo no pós-parto

Categorias:

Olá, mãe do(a) pititico(a), como você está?

No texto de hoje vim falar com e para você….você ainda amamenta e passou pela terrível queda de cabelo? Aquela queda que dá a impressão de que vai ficar ‘careca’, porque cai muito cabelo?

d050544ce3d507d4f710612cdf48d409

Por acaso alguma vez pensou que a ‘culpa’ seria da amamentação? Pois bem, antes de eu falar mais sobre o assunto, quero deixar bem claro que a culpa não é da amamentação, logo, em hipótese alguma faça essa relação e pense em parar com o aleitamento, ok? Até porque amamentar só traz benefícios à você e ao bebê…sempre e em qualquer idade do pequeno!

A queda de cabelo no pós-parto é perfeitamente natural e isso acontece porque, durante a gestação, com a mudança nos hormônios, o cabelo pará de cair (ou pouco cai) e no pós-parto, mais precisamente por volta de 3 meses, os hormônios começam a se estabilizar e a queda passa a ser muito mais acentuada (até normalização dos níveis de hormônios). Fatores como estresse (noites mal dormidas, medos, dúvidas, falta de apoio, etc), cirurgia (cesariana, por exemplo) e mudança rápida de peso (itens ‘comuns’ em mulheres no pós-parto) podem acentuar essa queda. Mas se posso te dar um conselho: não entre em desespero, já que essa fase vai melhorar (geralmente, por volta do 6º mês do pós-parto). Porém, se depois dos 6 meses essa queda continuar acentuada, recomendo que você procure um médico, já que a queda excessiva pode ser sinal de anemia ou até mesmo problema de tireoide!

Bom, falando um pouco da nutrição, assim como em todas as fases da vida, ter e manter uma alimentação balanceada e variada (evite comer todos os dias os mesmos alimentos!), rica em vitaminas e minerais (presentes especialmente em frutas, legumes e verduras), proteínas (presentes na carne, ovo, peixe e leite e derivados) e zinco (encontrado em castanhas, oleaginosas e vísceras) e em menores quantidades de açúcar e gordura são de extrema importância para sua saúde, para o aleitamento e também ajuda a reduzir a queda!

Grande beijo e até a semana que vem!

mundopititico-colunista-nutricao

Leia mais!