14 de janeiro de 2016

Se preparando para engravidar

Categorias:

Falamos em outro texto sobre o planejamento da gravidez e hoje veremos como nos preparar depois da decisão tomada.

Aqui em casa decidimos tentar (pra valer mesmo) o segundo filho no final do ano passado. Existiam algumas coisas a acertar e agora com tudo no lugar estamos animadinhos!

mundopititico.preparaçãogravidez

 

No mês de maio de 2015 tive uma consulta com meu ginecologista onde falei do desejo de engravidar novamente. Senti um frio na barriga nessa conversa. Passar por tudo de novo! Ele já foi logo dizendo que estava na hora mesmo.

Eu tinha exames recentes pois havia feito uma cirurgia de varizes, então ele só conferiu, tudo ok. Exceto o bom colesterol que estava baixo, mais um motivo para praticar a caminhada. A partir de abril não tomei mais o anticoncepcional. E ele me passou o ácido fólico. Estou tomando desde então! Mas não se assustem, não causa nenhum problema tomar tanto tempo. Achei melhor porque quando acontecesse eu estaria preparada.

Vou listar algumas coisas que precisamos fazer nessa fase de preparação:

1- Consulte o ginecologista, se possível com o futuro papai junto;

2- Faça os exames solicitados pelo médico e confira seu cartão de vacinas;

3- Tenha uma alimentação saudável (preciso muito);

4- Pratique uma atividade física (mais ainda rs);

5- Diminua a cafeína;

6 – Continue tomando o ácilo fólido;

7 – Vá ao dentista e veja como anda sua saúde bucal, estudos revelam que um grande números de mulheres tem gengivite na gravidez;

8 – Namore!.

Estar com a saúde em dia é essencial para uma gravidez saudável. Quanto mais planejamento e preparação, mais tranquilidade teremos nesse período tão lindo das nossas vidas.

Leia mais!