26 de setembro de 2016

Segurança no quarto das crianças!

Categorias:

mundo-pititico-seguranca-nos-quartos-das-criancas

Por Fernanda Bahia

Oi, leitoras!

Amadas, eu já estava com saudades! Venho hoje para falar um pouco sobre segurança nos quartos das crianças! O quarto dos nossos pequenos é um lugar de descanso e de brincadeiras! Mas além disso, deve ter presença garantida da preciosa SEGURANÇA! Pois, obviamente, queremos proteger nossos filhos de qualquer perigo, certo?! Sendo assim, ao planejar o espaço devemos pensar em Prevenção! Prevenção de quedas, tropeços, arranhões, choques-elétricos e colisões! Estas ações preventivas devem ou podem variar com o passar do tempo, pois as crianças vão crescendo e tendo necessidades e habilidades diferentes! E temos que ficar atentos a isto! Costumo salientar com minhas clientes que, no quarto do Bebê, o que antes parecia ser adequado, pode tornar-se, de repente, arriscado! Como assim? Vou exemplificar! O Berço. Ele é elemento necessário, a peça de mobiliário principal na primeira fase da vida, até mesmo para facilitar o dia a dia da mamãe! Mas quando o bebê começa a tentar descer dele sozinho ou mesmo passar dele para a cômoda, é hora de trocá-lo pela caminha ou mudar a disposição dos móveis!

Já falando da cama dos pititicos, nunca devemos nos esquecer das barras de proteção! Por mais que a criança tenha soninho pesado, e quase não se mexa dormindo, a possibilidade de cair é alta! E temos muitas opções de barras de proteção no mercado. As mamães devem ficar atendas às que possuem a parte articulável colocada debaixo do colchão, pois dependendo do modelo das mesmas, do modelo da cama e das características do colchão, elas podem não oferecer a firmeza adequada.

Como arquiteta, eu costumo dar opção, aos meus clientes papais e mamães, de usar acabamento arredondado nas quinas de alguns móveis ou usar os protetores de quina. Estes são usados temporariamente e são muito bem aceitos, principalmente para quem deseja um design mais reto ou para uma peça de mobiliário que vai permanecer por mais tempo. Mesmo assim, existem situações que tenho que alertar com mais ênfase: é mais importante o espaço retratar cada fase da vida da criança do que projetar um espaço pensando já na fase da criança crescida! Então cuidado com projetos ou arranjos pouco funcionais pensados para durar muito tempo, sem oferecer usufruto ou segurança adequada!

Outro ponto importante a ressaltar é a fixação de peças na parede ou a não fixação delas! Quadros ou nichos devem ser devidamente fixados por marceneiros competentes e projetados por profissionais da área. Desconfie daquilo que você mesma consegue tirar com facilidade da parede!

Artefatos para proteção como travas de gavetas, de portas, de tomadas, existem aos montes, devemos ficar atentos se eles servem para o tipo de tomada e móveis que temos em casa. Além disso é bom saber de antemão, que eles podem danificar os móveis! Mas na falta de outra opção, isto é secundário, não é mesmo? Então, se puder já projetar os móveis pensando na segurança, ok! Se tiver que usar algum artefato de segurança que cause danos estéticos ao móvel, customize-o ou troque-o e mude a decoração depois! Boa desculpa para mudar os ares da casa no futuro!

E por último, quarto bem planejado favorece o hábito de manter brinquedos no lugar, então invista um pouco mais nisto! Brinquedos fora do lugar podem causar acidentes e muita dor de cabeça. Tomem cuidado com as pilhas de brinquedos eletrônicos também! Hoje em dia damos muitos brinquedos eletrônicos ás crianças, e as vezes não prestamos atenção se a pilha ficou velha ou se a criança a levou a boca! Um Perigo! Pois ela contém metal pesado. Minha sugestão é isolar ou doar aqueles brinquedos eletrônicos que já não chamam mais atenção das crianças e guardar separadamente os eletrônicos dos demais. Isto vai facilitar o controle dos mesmos e evitar muitos problemas! 🙂

mundopititico-seguranca-nos-quartos-das-criancas1

Criado fixo com bordas arredondadas em quarto infantil tema musical. (Projeto Fernanda Bahia)

mundopititico-seguranca-nos-quartos-das-criancas2

Protetor de quina emborrachado e de cor. Existem alguns que imitam textura e tons de madeira!

mundopititico-seguranca-nos-quartos-das-criancas3

Protetor de quina redondo e translúcido.

mundo-pititico-colunista-decoracao

FACE: www.facebook.com/Fernanda-BAHIA-Arquitetura-e-Interiores

INSTAGRAM: @bahia_fernanda

E-mail: fernandabahia.ara@gmail.com

WhatsApp: 99286 6400

  • Ei Andréia!

    As dicas da Fernanda, além de bonitas, são ótimas para alertar os pais dos pititicos mais pititicos. Gostei!

    Beijo!

Leia mais!