13 de março de 2017

Tenho que dar água ao bebê? E chá?

Categorias:

Com certeza alguém (mãe, sogra, tia) já te “crucificou” por não dar nem água ao seu bebê. Mas não se preocupe, conta para elas que não é preciso mesmo. Qualquer coisa mostre o post de hoje rs.

Bebê de 0 a 6 meses

O bebê tão pequenino não precisa tomar água. Os pediatras concordam que não há necessidade de dar água ao bebê que mama no peito.

O leite materno possui menos sais minerais que os contidos nas fórmulas lácteas, fazendo com que ele seja suficiente para uma boa hidratação. Quem precisa ingerir muita água é a mãe.

Se o bebê tomar fórmula, há divergência de opinião entre os especialistas. Alguns dizem que a água usada para preparar o leite já é o bastante. Outros falam que, como as fórmulas contém sal (sódio), é válido dar um pouco de água sim.

Mas antes de água ao seu bebê com menos de 6 meses converse com o pediatra.

O estômago dos bebês com menos de 6 meses são bem pequenos. Se você der água, ela pode acabar deixando ele saciado, fazendo com que perca o apetite pelo leite. E, ainda, a água em excesso pode prejudicar a digestão.

Tudo isso vale para os famosos chazinhos de camomila, erva-doce ou erva-cidreira também. Se oferecidos com muita frequência ou em excesso, podem atrapalhar que o bebê aceite o leite.

Bebê de 6 meses a 1 ano

Passado os 6 meses de aleitamento materno exclusivo recomendável, já se pode dar água ao bebê. Ofereça pequenos goles após as refeições, sem exagero.

Criança com mais de 1 ano

Aqui já pode dar água a vontade, afinal, a alimentação da criança já é bem parecida com a dos pais.

Mas você pode evitar que ele tome muita água antes do almoço, por exemplo, porque aí com certeza irá atrapalhar o apetite.

Fonte Baby Center

Leia mais!